O passe é uma das práticas utilizadas nas instituições espíritas para o alívio ou cura dos sofrimentos das pessoas. Algumas casas adotam exclusivamente a imposição de mãos, outras utilizam-se de certa variedade de técnicas. No Grupo Scheilla, utilizamos técnicas orientadas por André Luiz. Importante destacar é que, quando ministrado com fé, o passe é capaz de produzir verdadeiros prodígios. O passe tem como função reequilibrar energeticamente o espírito e o perispírito, consequentemente promoverá o reequilíbrio na renovação física, psíquica e espiritual.
O Passe deve ser um momento de paz, tanto para quem recebe como para quem doa as energias restauradoras. Recomenda-se ao assistido o silêncio, a prece, o recolhimento interior para que esteja em sintonia com a força superior, se mantendo confiante e adotando uma posição receptiva às energias que lhe serão doadas pelo passista, pois o passe será mais bem aproveitado, quanto maior for a sua colaboração.
É indispensável ressaltar que a verdadeira cura das doenças necessita do processo de reajuste do espírito por meio da reforma íntima e não dispensa a medicina tradicional.
Lembremos que a Jesus, bastava um olhar para que os eflúvios superiores alcançassem o necessitado nos ensinando que todo passe é simples quando aplicado com amor e boa vontade.
Das modalidades de Passe utilizados no Grupo Scheilla, citamos o passe em equipe, onde este é aplicado quando em indicação em orientação espiritual, por duas ou mais pessoas, onde uma dará sustentação enquanto a outra aplicará o passe que podem ser de efeito dispersivos ou concentradores, a depender da técnica utilizada pelo passista.
Dispomos também, as sextas feiras, às 13 horas, o passe em coluna. Importante ressaltar que esta modalidade, em algumas situações, há possibilidade de toque. Considerando que o passe é ciência, recebeu-se a visita de profissionais da área médica, ao qual constatou-se que a mesma não traz prejuízos físicos.